Como faço para alterar o cartão de débito associado ao identificador?
Para atualizar o cartão de débito associado, deverá efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:
- Inserir o cartão que pretende associar à sua conta Via Verde
- Digitar o código pessoal
- Selecionar sequencialmente as opções Pagamentos e Outros Serviços / Transportes Via Verde / Substituição de Cartão
- Digitar a referência de pagamento (11 dígitos) que pode encontrar: 1) na sua área reservada em A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores; 2) na carta que acompanhou o envio do seu identificador; 3) no seu cartão de cliente Via Verde
- Confirmar pressionando tecla verde
- Guardar o talão comprovativo da substituição de cartão
O que faço se o semáforo do leitor acender a luz amarela?
Por favor, verifique cada uma das seguintes questões:
1. Se o seu identificador está devidamente associado à matrícula correta. Pode verificar e alterar a matrícula associada ao identificador, veja aqui como fazê-lo.
2. Se o seu identificador está corretamente colado no para-brisas da viatura.
3. Se o seu identificador está corretamente associado a um cartão de débito.
3.1 Caso seja a primeira vez que utiliza o identificador, saiba o que fazer para o ativar.
3.2 Caso não seja a primeira utilização do identificador, saiba o que fazer para alterar o cartão de débito associado ao identificador.
4. Caso não se aplique nenhuma das situações anteriores, poderá verificar qual a situação do seu identificador e forma de resolução no Centro de Mensagens da sua Área Reservada.
Caso necessite, poderá ainda utilizar a nossa linha de apoio 707 500 900 (dias úteis 8h30 — 20h30).
Quais os valores de adesão à Via Verde no canal online?
Na adesão ao serviço Via Verde, através do nosso site, exclusiva para adesões com extrato eletrónico:
— Na modalidade compra, o valor é de 22€
— Na modalidade aluguer, a 1ª anuidade é de 3€ e 7€ nas seguintes, caso mantenha o EEA opção de adesão com extrato em papel está apenas disponível na rede de lojas Via Verde e parceiros.
Poderá consultar aqui todos os valores de adesão à Via Verde para 2016.
Como posso passar o meu identificador para o nome de outra pessoa?
- Fazer o download do documento de alteração de dados
- Seguir as instruções de preenchimento
- Enviar por correio para o endereço:
Via Verde Contact
Quinta da Torre da Aguilha - Edifício Brisa
2785-599 São Domingos de Rana Portugal
O novo titular irá receber o novo contrato por correio.
Tenho alguma vantagem por aderir no site Via Verde?
De que documentação preciso para aderir à Via Verde?
Para que o processo de adesão seja rápido e eficaz, deverá ter presentes os seguintes elementos:
- Livrete da viatura (ou documento equivalente)
- NIF (Número de Identificação Fiscal)
- Carimbo e/ou certidão comercial (no caso de cliente empresarial)
- Método de pagamento (numerário, cheque, Multibanco)
- Comprovativo de morada (no caso de envio de proposta de adesão)
Como faço para ativar o identificador?
Se fizer uma adesão online, deverá efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:
- Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
- Digitar o código pessoal
- Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde Ativação
- Digitar a referência que recebeu por correio (11 dígitos)
- Confirmar pressionando a tecla verde
- Guardar o comprovativo da validação do identificador
Se aderir numa loja Via Verde, a ativação é feita na hora.
Caso pretenda associar um cartão não bancário, deverá solicitá-lo à respetiva entidade emissora dos cartões.
Qual é a forma mais rápida de aderir à Via Verde?
A forma mais célere e cómoda de aderir à Via Verde é através da adesão online.
Basta aceder ao site da Via Verde .
Preencha os dados solicitados, escolha a modalidade que quer associar ao identificador (aluguer ou compra) e no prazo de 48 horas receberá o identificador na morada indicada.
Que classes de portagem são aplicadas em Espanha?
Em Espanha, a classificação de viaturas é diferente de Portugal.
Na maioria das autoestradas espanholas, vigora a seguinte classificação para efeitos de aplicação de portagem:
- Ligeiros
- Pesados 1
- Pesados 2
No entanto, com o alargamento do projeto de Interoperabilidade a outras autoestradas em Espanha, poderão existir outros critérios de classificação.
O que é o serviço Via Verde Traveller?
O Via Verde Traveller tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha.
O processo de adesão ao serviço Via Verde Traveller é gratuito?
Após a fase inicial, apenas poderão usufruir do Via Verde Traveller os clientes que tenham subscrito formalmente o serviço, podendo ser cobradas comissões. O valor será o que em cada momento se encontrar em vigor na Tabela de Preços Via Verde válidos para 2016.
O serviço Via Verde no McDrive® está disponível em todos os restaurantes?
Não. Atualmente o serviço está disponível nos seguintes restaurantes McDonald’s:
- Restaurante de Vila do Conde
- Restaurante da Circunvalação
- Restaurante Gaia Drive
- Restaurante da Abóboda
- Restaurante da Padre Cruz
- Restaurante de Carnaxide
- Restaurante de Birre
- Restaurante de Oeiras mar
- Restaurante do Restelo
- Restaurante da Charneca da Caparica
- Restaurante Setúbal Drive
Fui faturado 2 vezes por ter usado 2 identificadores dentro da viatura. O que devo fazer?
Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto.
Ao submeter a sua exposição, agradecemos que nos indique o período concreto em que a situação ocorreu, sendo necessário anexar cópia dos respetivos extratos/ recibo, caso se trate de passagens ocorridas há mais de 180 dias.
Alertamos para o facto de apenas dever ser utilizado um identificador na viatura, uma vez que a utilização de mais do que um identificador pode originar débitos indevidos.
Preencher o formulárioForam-me debitadas passagens que não realizei. O que devo fazer?
Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto.
Ao submeter a sua exposição, agradecemos que anexe cópia dos respetivos extratos/ recibo, com as respetivas passagens identificadas.
Preencher o formulárioFui indevidamente taxado por uma passagem em Espanha. O que devo fazer?
Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto.
Ao submeter a sua exposição, agradecemos que anexe cópia do respetivo comprovativo de pagamento.
Preencher o formulárioNão consegui efetuar o pagamento nas portagens automáticas (e-toll). O que devo fazer?
Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto.
Verifique se tem em seu poder o talão emitido na portagem. Deverá fornecer o código alfanumérico disponibilizado na mensagem de rodapé.
Em caso de reembolso, verifique se tem em seu poder os seus dados bancários.
Preencher o formulárioO que é a faturação repartida?
A faturação repartida é uma solução pensada para empresas, que permite a associação de 1 identificador a 2 cartões de débito distintos.
Assim, é possível distinguir entre cliente (titular) e utilizador, repartindo o pagamento por tipo de utilização:
- Profissional
- Pessoal
Saiba mais sobre identificadores fazendo login na sua área pessoal (A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores)
Como faço para aderir à faturação repartida?
Em caso de dúvida, poderá contactar a Linha de Apoio ao Cliente 707 500 900 (dias úteis, das 08h30 às 20h30).