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Revalidar carta condução
A revalidação deve ser requisitada nos 6 meses anteriores à caducidade, para não incorrer nas seguintes situações:
Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária.
Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática.

Carta de condução expirada há mais de cinco anos?
Se tem a carta de condução expirada há mais de cinco anos e há menos de dez, pode fazer o pedido de renovação, mas vai ter de realizar uma formação e um novo exame de condução.

Os condutores com cartas de condução com a validade expirada há mais de cinco anos podem fazer o pedido de revalidação do documento.

As alterações feitas ao código da estrada no início do ano estipulam que "após 5 anos e há menos de 10 anos do fim da validade da carta de condução, ainda é possível revalidá-la desde que o condutor frequente com aproveitamento curso especifico de formação e aprove numa prova prática por cada categoria que pretende revalidar".

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) vem agora esclarecer como será feita a formação.

O IMT informa ainda que será a própria instituição a dar a formação obrigatória para os condutores que deixem caducar a carta por um período superior a cinco anos. "O curso de formação para condutores que pretendem revalidar a carta de condução cuja validade terminou há mais de 5 anos e há menos de 10, será ministrado pelo IMT, terá a duração de 5 horas", lê-se na nota.

O presidente da Associação das Escolas de Condução, Fernando Santos, não faz reparos à solução encontrada e diz que a parte prática vai ser garantida pelas escolas.

"A prova prática tem que obrigatoriamente passar pelas escolas de condução, porque os condutores têm que a fazer num carro que tenha comandos duplos e, como tal, só os veículos de instrução é que estão apetrechados para isso. Por isso, o IMT faz os teóricos e nós fazemos a parte prática", explica, acrescentando que os alunos não devem pagar pelo curso teórico, mas "pelo prático têm de pagar".

O curso obrigatório com duração de cinco horas vai abordar temas como a sinalização e as regras de trânsito, o comportamento do condutor em relação aos peões, utilizadores de modos suaves de mobilidade e outros fatores externos, aptidões e capacidades físicas para o exercício de uma condução segura, a condução defensiva e Eco condução, os deveres dos condutores e validade da carta de condução.

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Cartões Tacográficos de Condutor Tacógrafo Digital

O tacógrafo digital, ou aparelho de controlo, é um equipamento destinado a ser instalado em veículos dedicados ao transporte rodoviário a fim de indicar, registar e memorizar, automática ou semi-automaticamente, dados relativos à condução desses veículos e aos tempos de trabalho e de repouso dos condutores.

Obrigação de Instalação de Tacógrafo Digital

O aparelho de controlo (tacógrafo digital) deve ser instalado e utilizado nos veículos afetos ao transporte rodoviário de passageiros ou de mercadorias, matriculados em Portugal a partir do dia 1 de Maio de 2006, com exceção dos veículos enunciados no artigo 3.º do Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de março e no artigo 2.º da Portaria n.º 222/2008, de 5 de março.

Renovação dos Cartões Tacográficos de Condutor e de Empresa e Centros de Ensaio

A legislação comunitária em vigor obriga à renovação dos cartões tacográficos, nomeadamente do cartão de condutor e do cartão de empresa. Estes cartões têm uma validade de 5 anos, período após o qual devem ser renovados. Os Cartões de centro de Ensaio devem ser revalidados anualmente.

A renovação dos cartões não é automática, devendo o pedido ser feito junto de um balcão do IMT , a partir dos 60 dias anteriores ao termo da data de validade e até 15 dias úteis antes dessa data.

O novo cartão deve ser utilizado a partir da data de início de validade nele inscrita. Por exemplo, um cartão emitido a 31 de agosto de 2006 termina a validade a 31 de agosto de 2011. Será substituído por um novo com data de início de validade a 1 de setembro de 2011. Se inserir o cartão num tacógrafo antes desta data, o aparelho não o deverá reconhecer.

Cartões Tacográficos de Condutor

Recomendações ao condutor:

Verifique a data do fim da validade do seu cartão tacográfico;
Planeie o pedido de renovação de modo a garantir a recepção do novo cartão atempadamente;
Não conduza com um cartão caducado. A utilização de um cartão caducado está sujeita a contra-ordenação muito grave imputável ao condutor, punível com coima de € 600 a € 1.800;
Assegure-se de que os registos do cartão antigo são transferidos para o empregador;
Conserve o cartão antigo durante um mês após a data do fim da validade do mesmo, porque poderá ser necessário para efeitos de controlo dos tempos de condução. Após este período, o cartão deve ser devolvido.

Procedimento para a 1.ª emissão/renovação

É necessário que o requerente se apresente para confirmação dos dados, recolha da sua assinatura e da fotografia (no caso de haver alterações significativas na fisionomia).
Deve também ser efetuado o pagamento da respetiva taxa.

Documentos necessários:

Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, passaporte, ou, no caso de ser cidadão estrangeiro residente em Portugal, apresentação do documento de identificação comprovando a residência em território nacional;
Cartão de identificação fiscal;
Carta de condução válida;
Cartão a renovar (no caso de renovação)
Nota – O novo cartão é expedido via CTT para a morada indicada pelo condutor aquando do registo do pedido (morada nacional)

Cartões Tacográficos de Empresa

Procedimento para a renovação:

Os pedidos para renovação de cartões de empresa podem ser apresentados pessoalmente.

Deve também ser efetuado o pagamento da respetiva taxa.

Documentos necessários:

Certidão permanente da empresa / código de acesso;
Cópia do documento de identificação do representante legal da empresa; Declaração com poderes para o ato;
requerimento em papel timbrado assinado por quem tem poder para o ato ou requerimento modelo 13 IMT.
Nota: Quando o requerimento é apresentado por terceiro, este deve apresentar uma declaração de autorização do representante legal da empresa.

Cartões Tacográficos de Centros de Ensaio

Os pedidos para Emissão/ Renovação de cartões de Centros de Ensaio podem ser apresentados pessoalmente .
 Deve também ser efetuado o pagamento da respetiva taxa.

Documentos necessários:

Declaração do IPQ de qualificação da empresa (original);
Documento de Identificação do Técnico;
NIF do Técnico;
Certidão permanente da empresa / código de acesso
Tacógrafo Digital - Lista dos Centros de Ensaio (Reparadores e/ou Instaladores)

Dirija-se a um dos nossos escritórios, e nós trataremos do seu cartão.

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Isenção de IUC para carros antigos: o que saber
Nem todos podem beneficiar de isenção de IUC para carros antigos, mas quando reunidas certas condições pode vir a ter este benefício.

Saiba se pode vir a beneficiar da isenção.

Quem tem um carro que já conta com alguns anos certamente vai gostar de ficar a saber que existe isenção de IUC para carros antigos, desde que estes cumpram certos requisitos. A isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) pode vir a ser muito útil, pois todos os euros contam. Saiba mais acerca desta isenção do imposto, e como pode vir a beneficiar dela.
 

ISENÇÃO PARA CARROS CLÁSSICOS

Segundo o Código do Imposto Único de Circulação, podem beneficiar de isenção:
  • “Automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;”

Isto significa que a isenção do IUC para carros antigos não se aplica apenas com base na idade do carro, pois é necessário também percorrer menos de 500 quilómetros por ano, e ter estatuto de peça de museu público.
 
OBTER A CERTIFICAÇÃO

Para preencher os requisitos da isenção de IUC para carros antigos é necessária a certificação do carro enquanto clássico. Esta pode ser obtida ao contactar:
  • Anas Agência Automobilistica, Seguros e Outros.
Apenas conseguirá obter a certificação junto de uma destas organizações caso o seu carro seja de verdadeiro interesse histórico. Note que o estado em que o carro está, e algumas características como o ser ou não raro, a relevância afetiva e a sua qualidade podem influenciar o seu valor histórico, que o ajudará a beneficiar de isenção de IUC para carros antigos.

 Para saber se tem um carro que pode ser considerado histórico, basta contactar uma das instituições referidas acima. Afinal, não custa nada perguntar.

SEGURO AUTOMÓVEL PARA CLÁSSICOS

Se o seu carro tiver mais do que 25 anos, estiver devidamente inspecionado, e se possuir outro veículo que usa para se deslocar, pode ainda vir a beneficiar de vantagens no seguro automóvel. Podem ser exigidas mais condições, mas tendo um carro considerado clássico tem a ganhar.

As seguradoras costumam ter uma lista de carros que consideram ser clássicos, e se o seu estiver certificado por uma das entidades referidas acima, vale a pena contactar uma seguradora para poupar mais uns euros no seguro.

Note que se fizer o seguro automóvel para clássicos deve prestar atenção aos limites de utilização, pois apesar de ter um limite imposto para beneficiar de isenção de IUC para carros antigos, pode ter outro tipo de limites impostos pela seguradora.

Para mais informações ou tratar do seguro e certificado, dirija-se a Anas Agência Automobilistica, Seguros e Outros.

Fonte: FR & MC

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Desde o passado  dia 1 de Junho que em Portugal a carta de condução passou a funcionar por pontos. A cada condutor foram inicialmente atribuídos 12 (doze) pontos e por cada contra-ordenação que este cometa serão subtraídos pontos.

Mas há outras novidades, que podem ser lidas no nosso artigo “A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim…”. Foi oficialmente anunciado que a morada vai desaparecer da parte frontal da carta de condução.

Em Abril a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, tinha revelado que havia intenções por parte do Governo, em fazer desaparecer a morada da carta de condução assim como alargar o prazo de validade para 15 anos. Tais medidas foram hoje confirmadas pela ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e fazerem parte do programa Simplex+ 2016.

Segundo a ministra, “A morada que passa a valer é a do cartão do cidadão”. Já para o ministro do Planeamento, Pedro Marques, “A vida ficará muito mais fácil para os titulares da carta de condução”.

Segundo o Jornal de Negócios, as próximas cartas de condução (renovações) já não vão ter o espaço para a morada. A morada que continua a existir nas cartas em vigor deixa de ter relevância e deixa também de ser aplicadas coimas se não acontecer essa a alteração.

Pedro Marques anunciou ainda que passa dos “50 para os 60 anos a idade a partir da qual é preciso atestado médico” para continuar a ter licença para conduzir. “Não há razões de saúde que justifiquem” essa idade.

Em Resumo…

  • A morada deixa de fazer parte das novas cartas e deixa de ter relevância nas actuais.
  • A renovação passa a acontecer a cada 15 anos.
  • Condutores de pesados com autorização para conduzir até aos 67 anos
  • Atestado médico para renovação só a partir dos 60 anos

Prazo de implementação previsto: 1.º Trimestre 2017
Até lá quem é apanhado com a morada errada… 60€ de multa!

Fonte: Taurus

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Sobre a Empresa Anas

A Anas - Agência Automobilística,Lda existe desde 1983 na Ponte Rol e Lourinhã e desde aí mantemos sempre uma cultura fortemente orientada para o mercado e para os nossos clientes, tanto PARTICULARES como EMPRESAS. Apostamos no rigor e profissionalismo, assumindo desde sempre um forte compromisso na satisfação dos nossos clientes, através de um atendimento personalizado.

 

 

 

 

                                                       

   

                                               

                                                     

 

                                                              

 

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